sexta-feira, 9 de março de 2012

ACARAJÉ


(1) Deixe de molho de um dia para o outro em bastante água: 2 xícaras cheias de feijão marcassa (ou fradinho) 1 colher de chá de sal 1 dente de alho socado 

(2) Escorra bem o feijão guardado a água para uso futuro. Embrulhe o feijão num pano de prato e esfregue vigorosamente para remover as peles. Cate bem e retire todas as peles. 


(3) Coloque metade do feijão no copo do liquidificador e junte: 

xícara do líquido reservado 

2 dentes de alho picados 

1 1/2 colher de chá de sal 

1 colher de chá de molho forte de pimenta 

(opcional) 1/2 colher de chá de pimenta do reino (black pepper) 

1 colher de chá de pó Royal (baking powder) 

Bata bem o feijão ate formar uma massa homogenea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xícara do liquido reservado mas omitindo os temperos. Misture as duas partes da massa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora. 

(4) Bata um pouco a massa. Va colocando as colheradas da massa em: Bastanteóleo fervendo onde se juntou 2 colheres de sopa de azeite de dendê. Retire os bolinhos com a escumadeira quando estiverem fritos e dourados. Deixe escorrer em papel absorvente e mantenha-os quentes no forno. Para servir os bolinhos parta cada um ao meio sem separar as partes. Coloque molho forte de pimenta dentro e camarões cozidos (ou vatapá--na Bahia). 

NOTA: O feijão marcassa (ou fradinho) ja aberto e quebrado pode ser encontrado no Mercado São Joaquim de Salvador. Isto facilita enormemente o preparo dos acarajés pois as peles ja vem meio soltas. 
PS: O truque do acarajé é ficar sempre batendo a massa enquanto os outros estão fritando (a massa começá a ficar aguada quando estacionada).


(1) No dia anterior ao que o vatapa sera servido, moa separadamente: 
2 quilos de camarão seco descascado, limpo e que tenha ficado de molho durante oito horas em água fria. 
1/2 quilo de amendoim meio torrado sem pele. 
1/2 quilo de castanha de caju descascado e torrado. 


(2) Prepare 3 quilos de camarão fresco com as cascas da seguinte maneira (Camarão ao alho eóleo): Lave varias vezes em água fria; escorra o camarão e seque-o em toalha de papel. Salpique com caldo de um limão e coloque-o numa peneira durante uma hora; em uma frigideira bem grandes, coloque 

1/4 xicara deóleo

1/4 colher de chá de sal

2 dentes de alho bem socados



Junte o camarão e cozinhe em fogo rapido mexendo sempre durante aproximadamente quinze minutos, ou ate que o camarão fique rosado. O tempo de cozimento depende do tamanho do camarão e da largura da frigideira. Descasque o camarão reservando metade das cascas para o item 



(3). Corte cada camarão ao meio ao comprido. Leve a gelar. 

(3) Coloque numa panela bem grande: 

24 xícaras de água 2 cebolas grandes partidas 

1/2 quilo de cabecas de peixe As cascas do camarão 

2 dentes de alho grandes 



Deixe ferver esses ingredientes durante uma hora para fazer um caldo e ponha na geladeira. 



(4) No dia de servir o vatapa, faca 15 xícaras de leite de côco (1 côco seco ralado ou batido no liquidificador com 1 xicara de água, geralmente faz 3 xícaras de leite de côco). 



(5) Passe na farinha de trigo e frite ate dourar 2 1/2 quilos de postas de peixe. Quebre o peixe em pedacos grandes retirando as espinhas. 



(6) Faca um tempero, batendo no liquidificador: 

1/4 xicara de coentro fresco picado ('coliander') 

8 tomates medios cortados 

1 pimentão medio picado 

3 dentes de alho picados 
2 cebolas grandes picadas 



(7) Tres horas antes de servir, esquente numa panela grande: O caldo de peixe O tempero acima 

3/4 de xicara de azeite 

1 1/2 xicara de azeite de dende 

7 xícaras do leite de côco 



(8) Misture um pouco de cada vez: 6 xícaras de farinha de arroz (ou farinha de trigo). O resto do leite de côco 1 colher de chá de gengibre ralado Va juntando aos poucos a farinha na panela. Depois misture: O amendoim moido A castanha moida O camarão moido Os pedacos de peixe Os pedacos de camarão Ajuste os temperos juntando sal se preciso. Sirva vatapa com arroz branco ou angu, com o molho forte de pimenta e farofa de dende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário